Quem Somos?
O IHB soma sua experiência de mais de 40 anos de existência e investe em ações em prol do desenvolvimento e da difusão da cultura brasileira como um todo.
Histórico do Instituto Harmonya do Brasil
A organização social INSTITUTO HARMONYA DO BRASIL é um desdobramento da antiga FEDERAÇÃO FLUMINENSE DE BANDAS DE MUSICA CIVIS, fundada no dia 12 de abril de 1980 na Capital do Estado do Rio de Janeiro. Na reunião de fundação participaram como membros-fundadores os maestros Joaquim Naegele e Ricardo Tacuchian, a maestrina Nelia de Andrade Pequeno, dentre outros. A partir de 10 de novembro de 2009, a FEDERAÇÃO FLUMINENSE DE BANDAS DE MUSICA CIVIS passou a denominar-se INSTITUTO HARMONYA DO BRASIL IHB, sob o mesmo número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas CNPJ e, sob esta nova denominação, instituiu uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, não representante de classe ou categoria profissional, isenta de quaisquer preconceitos ou discriminação de raça, credo religioso, cor ou política, quer em suas atividades e objetivos sociais, quer entre seu quadro associativo.
Com sede na Rua Prof Hermes Lima, 231, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro RJ, o IHB hoje tem por finalidade focar a promoção de ações e projetos na área da cultura. Em sua administração, suas ações sempre observaram os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro – SEC/RJ e apoio do jornal “O Globo”, desde 1980, a então FEDERAÇÃO FLUMINENSE DE BANDAS DE MUSICA CIVIS (hoje INSTITUTO HARMONYA DO BRASIL IHB) foi respon sável pelos “Concursos de Bandas Civis no Estado do Rio de Janeiro”, evento que chegou a contar com 175 bandas associadas.